Publicidade

Publicidade

Brasil :: Página inicial >

Domingo :: 11 / 11 / 2007

SERVIÇOS ::

Dentro do Campus

 
Altere o tamanho
da letra:
A-


 Enviar
 por e-mail

 Versão para
 impressão
Leia outras matérias de Dentro do Campus de hoje
25/10/2007


UNESP de Rio Preto ensina educação ambiental na Cooperlagos


O XIII Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Oeste Paulista abordará como temática a Sexualidade e Escola: diálogos possíveis. O evento será realizado no dia 29 de outubro de 2007, no Anfiteatro I da UNESP de Presidente Prudente às 13h30, com entrada franca e será organizado pela docente Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti e com o apoio do GEPEP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação.

O Fórum é um espaço plural de articulação informal de educadores/educadoras e educandos/educandas; entidades do poder público, universidades, organizações não-governamentais, movimentos sociais e empresas privadas interessadas na formação continuada, compromissados com a discussão, reflexão e fortalecimento na proposição de caminhos para a educação de jovens e adultos na Região do Oeste Paulista. Ao mesmo tempo está articulado com o Fórum Paulista e com os demais Fóruns estaduais e parceiros do país e no exterior, para contribuir com as Políticas Públicas de EJA com propostas regionais e nacionais, possuindo delegados (as) no ENEJA - Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.

O primeiro Fórum veio com o objetivo de organizar e formar parcerias para o acontecimento dos Fóruns com o seguinte tema: "Formando parcerias para apoio nos fóruns de EJA". Assim sendo, o primeiro passo para se transformar na representação máxima da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Região do Oeste Paulista. Os Fóruns Regionais surgem para divulgar informações, discutir e mostrar a atual situação sobre a EJA a todos os interessados entre eles docentes, autoridades municipais e a todos os cidadãos.

"É o conjunto dos fóruns que nos vai dando a dimensão das mudanças que a gente vai tendo na região. Atualmente, podemos desfrutar de algumas conquistas, muitos municípios fazem concursos para professores de educação de jovens e adultos pedem para que a universidade desenvolva cursos de extensões sendo que o primeiro foi realizado a dois anos atrás com a duração de noventa horas e por conseguinte há expectativa que se realize outros cursos para dar continuação e favorecer uma educação continuada para os professores. Nos assentamentos isto mudou muito, alguns dirigentes municipais tinham a certeza que o eles deveriam apenas buscar o jovem e o adulto nos assentamentos e que isso já resolvia o problema e criticavam esses trabalhadores rurais de que faltavam muito na escola. Com a participação dessas pessoas nos fóruns nós fomos estudando e mudando essa concepção e a Política Pública. Hoje o ônibus não vai mais buscar no assentamento, eles têm uma sala de aula dentro do assentamento e têm um ônibus que percorre todo esse espaço buscando em seus lotes e levando para escola. São sete anos do trabalho do fórum e algum avanço a gente já teve e esse é um dos objetivos dos fóruns transformando as Políticas Públicas", afirma a docente Fátima Rotta.

Nesse debate, foram convidados especialista no assunto no que se refere a sexualidade como a Assistente Social Maria Ângela Maltempi, especializada em Gerontologia e Coordenadora da Faculdade Aberta da Associação Educacional TOLEDO - Presidente Prudente e a Profa. Dra. Arilda Inês Miranda Ribeiro, Coordenadora do Curso de Pós-graduação Arte e Educação e do Grupo de Pesquisa NUDISE - Núcleo de Diversidade Sexual na Educação da FCT Campus de Presidente Prudente. Já que esse tema é pouco discutido no âmbito da EJA.

Por fim, a articulação entre os fóruns estaduais e regionais contribuiu para o surgimento do ENEJA, (Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos), que promove um encontro anual com apresentação de trabalhos, trocas de experiências, debates e palestras, unindo tudo que ocorre no Brasil em relação a EJA, valorizando assim o educador popular e sua prática docente.

Fonte: Unesp




 
  Links
Patrocinados

Links patrocinados