Publicidade

Publicidade

Brasil :: Página inicial >

Sábado :: 10 / 11 / 2007

SERVIÇOS ::

Dentro do Campus

 
Altere o tamanho
da letra:
A-


 Enviar
 por e-mail

 Versão para
 impressão
Leia outras matérias de Dentro do Campus de hoje
02/10/2007


Jogos integrativos substituem conteúdo teórico pelo prático na Unoesc


Os acadêmicos do Curso de Educação Física da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus de São Miguel do Oeste, com o auxílio dos professores, promoveram de 24 a 28 de setembro, o 1° Jogos Integrativos do Curso de Educação Física, Jicef. Com a finalidade de capacitar os alunos a organizar um evento esportivo, além de proporcionar a integração dos quatro períodos do curso,os jogos garantem que eles pratiquem tudo que lhe foi repassado em sala de aula.
Durante a montagem do plano de ensino a professora de Educação Física, Andrea Prates Ribeiro, conta ter sentido a necessidade de implantar alguma atividade prática inserida no componente curricular de Gestão em Esporte e Lazer, ao qual os acadêmicos seriam avaliados da mesma f orma de uma prova teórica. "Esse evento garante que os alunos participem como organizadores e como atletas, garantindo um total aproveitamento" conta.

Foram praticadas cinco modalidades: futsal feminino e masculino; voleibol feminino; xadrez; dominó e o atletismo. As equipes estiveram divididas por fases, contendo uma comissão organizadora cada. A avaliação foi feita por professores e pela comissão organizadora.

A atividade relembrou as teorias aprendidas desde do início da graduação, e mais especificadamente de Gestão em Esporte e Lazer. Conforme a coordenadora, para isso acontecer os alunos desenvolveram primeiro um projeto e definiram os membros da comissão organizadora, para dar início as atividades. A disciplina propõem a noção de gestão, organização, marketing e divulgação de eventos esportivos, muitas vezes realizados em escolas. "Os alunos é quem organizaram o evento, desde a mont! agem do protocolo até o controle de equipamentos", acrescenta.

Para o acadêmico do 6° período Rafael Forchezatto, essas avaliações são bastantes importantes para quando eles se tornarem profissionais entrarem no mercado de trabalho. "É fundamental o acadêmico ter noção de como organizar um evento esportivo. Aqui é o local em que podemos errar, estar aprendendo para acertar lá fora", afirma.

Na sexta-feira, as atividades esportivas finalizaram com um jogo de cada categoria. Após, iniciou-se um momento de reflexão, que proporcionou aos alunos uma auto-avaliação dos pontos positivos e negativos das atividades. Para encerrar os alunos devem aguardar uma prova teórica sobre as atividades desenvolvidas em quadra.


Fonte: Unoesc




 
  Links
Patrocinados

Links patrocinados