Publicidade

Publicidade

Brasil :: Página inicial >

Domingo :: 11 / 11 / 2007

SERVIÇOS ::

Dentro do Campus

 
Altere o tamanho
da letra:
A-


 Enviar
 por e-mail

 Versão para
 impressão
Leia outras matérias de Dentro do Campus de hoje
23/08/2007


UNESP de Presidente Prudente vivencia o Pan e Para-Americano


Em junho o CCI (Centro de Convivência Infantil) da UNESP, câmpus de Presidente Prudente, promoveu uma exposição sobre os jogos Pan-Americanos. O nome desse trabalho foi denominado "Amigos do Cauê" e teve início em fevereiro, na época do carnaval, com o samba-enredo da Portela que falava sobre o esporte. A proposta para o 2º semestre é realizar uma gincana cultural com o grupo, resgatando tudo o que aprenderam com o projeto e destacar os resultados de cada modalidade esportiva, especialmente a atuação do Brasil nesta edição dos jogos.

Para o desenvolvimento do trabalho se pensou em aproveitar a edição dos jogos e trazer uma proposta de trabalho significativa, que possibilitasse o contato com as práticas sociais reais do acompanhamento de várias modalidades de jogos de diversos pontos do mundo, através de jornais, revistas e TV, ajudando no desenvolvimento de conhecimentos das crianças do CCI da Unesp, campus de Presidente Prudente. Várias pesquisas foram realizadas entre os meses de fevereiro e junho de 2007, a respeito das modalidades esportivas, das histórias dos jogos, dos acontecimentos importantes que marcaram época na política, música, vestuário, filmes, desenhos, artesanatos e objetos da antiguidade.

É relevante ressaltar que, no inicio o projeto, havia a intenção de abordar e vivenciar somente as modalidades esportivas dos Jogos Pan-Americanos. Porém, a curiosidade levou as crianças a buscarem mais informações sobre os fatos ocorridos desde 1951, quando da primeira edição dos jogos aconteceu. O projeto recebeu o nome de forma democrática, pois as crianças trouxeram sugestões de casa e passaram por uma votação entre elas mesmas e os funcionários.

Foram aproveitados muitos locais da universidade, como as salas de espelho e de projeção da Biblioteca, o Laboratório de Geologia, a sala de ginástica rítmica, o judô e o atletismo. Outras modalidades foram vivenciadas fora da universidade: a natação, o hipismo e o beisebol. As crianças tiveram a oportunidade de ir ao campo para conhecer o beisebol, pouco praticado no Brasil. Duas crianças que participam do CCI, praticam este esporte, elas conheceram, gostaram e se adaptaram ao esporte, que funciona na Associação Cultural Agrícola Esportiva (ACAE) de Presidente Prudente.

Esse projeto foi desenvolvido por um agrupamento de 23 crianças de 5 a 7 anos, da pré-escola II e III e do Jardim II e contou com a participação de três professoras que tinham como finalidade, de modo geral, não se restringir especificamente a este tema, mas com vários outros e assim integrar todas as áreas do desenvolvimento. "O envolvimento das crianças foi tão significativo que as famílias começaram a recolher peças antigas, mandar materiais para escola como livros, discos LP, fitas VHS e objetos fora de linha. Com isso, o Projeto passou a fazer parte da rotina não só das crianças, mas dos familiares também", concluiu Bete, uma das educadoras.

As pesquisas foram encerradas no dia 29 de junho, quando as crianças apresentaram o que vivenciaram em cada década, por meio da leitura, da mostra dos materiais, da música, dança e do teatro. A festividade foi concluída com um jantar preparado pelo pai de um dos pequeninos.

Por fim, o projeto procurou resgatar as origens dos jogos por meio de um túnel do tempo, no qual cada visitante teve a oportunidade de olhar para os materiais e relembrar um pouco da história não apenas do esporte, mas de alguns traços de nossa cultura que vão se extinguindo com o decorrer dos anos.

Fonte: Unesp




 
  Links
Patrocinados

Links patrocinados