Por Lilian Burgardt
Um dos cartões postais e mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, o Memorial da América Latina ganha novo fôlego durante este mês de setembro. Aproveitando a estação das flores, que simboliza o renascimento, o complexo cultural criado para difundir a arte e cultura latino-americana passa por reformulações em sua estrutura, como a inauguração de um portal de acesso ao local interligado ao metrô, além de contar com a reabertura do Pavilhão da Criatividade, contendo um acervo permanente que reúne obras de países como Brasil, México, Guatemala, Peru, Equador e Paraguai.
Para marcar este momento e permitir que seus usuários conheçam melhor esse espaço cultural, o Universia preparou um passeio virtual com imagens e textos que apresentam parte do rico patrimônio artístico e arquitetônico do Memorial da América Latina.

Segundo o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, essa transformação faz parte de um movimento intenso de evolução que o Memorial está vivendo para atender o objetivo de difundir e integrar a América Latina. "Optamos pelo mês de Primavera, que simboliza a renovação, justamente para marcar o renascimento do Memorial", explica. O destaque deste processo de mudança fica por conta da reinauguração do Pavilhão da Criatividade sob curadoria de Maureen Bisilliat, que formou o acervo e continua a sua frente. "O mais importante de tudo isso é a chance de renovar e restaurar a coleção, remontando o acervo e dando nova vida às peças aqui presentes, que representam as manifestações dos povos de origem pré-colombiana", ressalta.
A Primavera no Memorial acaba no mês de setembro, mas o acervo de obras latino-americanas, composto por inúmeras peças de artesanato, vestimentas e esculturas que representam o folclore e as crenças dos diferentes povos da América Latina, ficará exposto em caráter permanente no Pavilhão da Criatividade.
Não deixe de conferir a arte do Brasil representada na exposição desde suas manifestações indígenas, passando pelo Maracatu, até a arte e a crença nordestina. Veja também a religiosidade do povo mexicano representada em obras da popular Virgem de Guadalupe e dos candelabros de barro cozido. Conheça a Guatemala a partir das diversas peças de seu artesanato, as belíssimas miniaturas de casas e igrejas feitas em cerâmica, além da arte em prata produzida no Peru. Saiba mais sobre a Mama Negra, tema do folclore equatoriano que traz a crença popular do país à exposição e, por fim, o Paraguai, representado pelas rendas conhecidas como Ñandutis e de suas máscaras talhadas em madeira utilizadas em festas religiosas.
Serviço
Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda São Paulo - Brasil
Telefone: (11) 3823-4600
http://www.memorial.org.br
|