Por Lilian Burgardt
Modernidade e sensibilidade são dois pontos fortes das obras do brasileiro Cláudio Pastro, artista consagrado no trabalho com arte sacra. Em suas telas e esculturas, ele demonstra o domínio de diferentes técnicas sempre com objetivo de trazer ao público todo o mistério da religião e da fé.
Com mais de 30 anos de profissão dedicada à arte sacra, Cláudio Pastro tem diversas esculturas, pinturas, vitrais entre outras peças neste gênero. Ao todo, esteve envolvido em projetos arquitetônicos de 230 igrejas e capelas espalhadas pelo Brasil e no exterior. Dono de um estilo clean, onde os traços modernos se sobressaem, parte de sua obra esteve, durante o mês de junho, exposta na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Sob o tema: "Beleza, Esplendor da Verdade", foram apresentadas diversas serigrafias, pinturas sobre seda e placas de aço com incisões das Parábolas dos Evangelhos, um dos mais recentes trabalhos do artista.

Quem não teve a oportunidade de conferir a exposição no Rio de Janeiro pode navegar por este passeio virtual, clicando na imagem acima, e descobrir toda a religiosidade presente nas obras de Pastro. Além disso, através da entrevista concedida por ele ao Universia é possível ficar por dentro da rotina diária do artista descobrindo, inclusive, de onde vem a inspiração para seu trabalho e, ainda, as dificuldades de investir em uma área pouco valorizada em nosso país. Não perca!
|