Mobilidade
Relação Universidade-Empresa
Formação
Notícias
Quem somos
Alianças

Publicidade

Publicidade

Rede Universia

Universia.br

Brasil :: Página inicial >

Sábado :: 10 / 11 / 2007

SERVIÇOS ::

Cultura+   Para Ler       Editoras Universitárias  

Editoras Universitárias

Publicado em 12/09/2003 - 02:00

Links realcionados

  • Site da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

O QUE É UMA EDITORA UNIVERSITÁRIA?
A principal função da editora universitária é estimular a produção intelectual de docentes, pesquisadores e estudantes. É comparável a uma biblioteca, uma sala de aula ou um laboratório, ou seja, divulga as informações e conhecimentos que são produzidos no âmbito das instituições de ensino superior. As editoras universitárias são responsáveis por 8% dos livros publicados no país, o restante pertence às editoras privadas. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), José Castilho, não há lei que defina e passe recursos para as editoras universitárias, que são instituições sem fins lucrativos.

COMO SE MANTÉM?
As editoras universitárias têm como principal fonte de renda os convênios com as próprias instituições de ensino e os recursos gerados através da venda de livros. São empresas sem fins lucrativos.

QUE LIVROS SÃO PUBLICADOS?
Ao contrário do que se pensa, uma editora universitária não publica somente livros baseados em teses e monografias, mas também livros de interesse geral. Cada editora tem sua própria regra de publicação e não há interferência direta das universidades nos trabalhos publicados. O que normalmente acontece é a formação de um conselho editorial, formado por professores da própria instituição de ensino. Um exemplo é a Fundação Editora da Unesp, cujo conselho é composto por professores da universidade, que decidem qual livro será publicado ou não. No caso da Unesp, se a obra for compatível com a linha editorial do conselho, ela é encaminhada para uma consultoria, que irá dar um parecer de mérito. Sendo positivo, o trabalho é aprovado junto ao conselho, que decide por sua publicação. O autor não tem ônus algum para publicar o livro junto à editora.

Nem sempre as obras publicadas são de autoria de docentes e alunos da própria universidade à qual a editora é ligada. Um exemplo é o caso de Roberto de Sousa Causo, cujo livro "Ficção científica, fantasia e horror no Brasil" foi fruto de um trabalho de iniciação científica realizado na USP, com bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A publicação foi feita pela editora da UFMG, já que o texto havia participado de um concurso literário mineiro e a universidade se interessou em lançá-lo posteriormente. "Todo mundo estranha quando digo que não foi um trabalho de mestrado ou doutorado. Mas muita gente me dizia que valia ser publicado e assim foi", conta o autor.

ASSOCIAÇÃO DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS
Criada em 02 de Setembro de 1987, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) é formada pelas editoras de instituições de ensino superior que não tenham fins lucrativos. A ABEU procura:

  • promover o desenvolvimento das editoras universitárias e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de produção
  • comercializar e divulgar a produção de suas associadas, além de realizar atividades de aperfeiçoamento de recursos humanos no campo da editoração, destinadas prioritariamente a suas associadas.
  • aumentar o intercâmbio entre as associadas e entidades congêneres do país e do exterior.
  • colaborar com as associadas para ampliar sua participação em feiras, exposições e bienais do livro no país e no exterior.
  • manter serviços de informações comerciais, jurídicas e bibliográficas aos associados
  • promover ou participar de campanhas que incentivem o hábito da leitura e o gosto pelo livro

Toda associação de ensino, seja ela uma escola, universidade ou instituição de pesquisa, que trabalhe com livros universitários e sem fins lucrativos pode ficar sócia da ABEU. As editoras filiadas estão em sua grande maioria vinculadas às universidades federais, estaduais, confessionais e privadas e também existem editoras afiliadas que são ligadas a fundações, mas que têm um trabalho ligado à área acadêmica.

Atualmente, a Associação reúne cerca de 80 editoras universitárias. A ABEU promove diversas feiras, no Brasil e no exterior, para divulgar as publicações de suas associadas. Para se associar, a editora paga uma anuidade, dependendo do tamanho e do número de livros publicados.

Clique aqui para consultar a relação de Editoras Universitárias

Encontre Notícias de seu interesse


Publicidade

.                                                                                                                                                         &nbs p;