Mobilidade
Relação Universidade-Empresa
Formação
Notícias
Quem somos
Alianças

Publicidade

Publicidade

Rede Universia

Universia.br

Brasil :: Página inicial >

Segunda-feira :: 29 / 10 / 2007

SERVIÇOS ::

Carreira   Cartilha    

Encarando o "Leão"

Confira um pequeno tutorial sobre a carga tributária para as MPE's

Publicado em 17/04/2006 - 00:01

Não é novidade para ninguém que a carga tributária do Brasil é alta. Qualquer brasileiro, que vê os descontos em sua folha de pagamento, sente no dia-a-dia a 'fome' do Leão, como é chamada a Receita Federal, responsável pela arrecadação.

Para as MPE's (Micro e Pequenas Empresas) a realidade não é diferente. Desde 2002, a carga de impostos no Brasil subiu 45,58% - 11,72 pontos percentuais acima da inflação registrada no mesmo período.

Com a taxação elevada a tal ponto, as atividades das MPE's (seja no comércio, indústria ou prestação de serviços), são prejudicadas. Sem opção, estas são obrigadas a elevar os preços ou arcar com os prejuízos provocados pelo aumento dos tributos. Alternativas nada viáveis para quem precisa enfrentar mercados concorridos e uma economia estagnada.

Para colaborar, o Universia publica hoje o segundo tutorial de uma série que visam ajudar a gestão de MPE's. Nesta edição, o tema é a carga tributária (para ler o primeiro tutorial, sobre investimentos, acesse esta página). Clique no banner abaixo para acessar o material sobre impostos.

Encontre Notícias de seu interesse


Publicidade

.                                                                                                                                                         &nbs p;